Quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Mitos e Fatos á respeito da Esterilização ou Castração
14/07/2008

Esterilização de animais: Mitos e fatos

A superpopulação de cães e gatos é um assunto muito sério que merece a atenção de todos. A cada ano, milhares de filhotes e animais adultos são levados à morte e jogados nas ruas porque não há lares suficientes para todos eles. A esterilização é o melhor método para ajudar a resolver esse problema. As fêmeas são esterilizadas e os machos também. Antes de permitir que o animal procrie, considere os fatos.

Mitos e Fatos:

Mito: Esterilizar cães e gatos é anti-natural. Devemos deixar a Natureza seguir o seu curso.

Fato: Animais de estimação são criados por seres humanos para serem seus companheiros. Nós criamos essas criaturas indefesas e matamos milhões delas a cada ano - isto sim, é anti-natural !! Esterilizar é uma solução humanitária para o problema que nós mesmos criamos.

Mito: Os filhotes da minha gata/cadela são tão adoráveis... seria fácil encontrar um lar para todos eles.

Fato: A triste verdade é que, embora todos os filhotes sejam adoráveis, não há lares suficientes que os queiram. Sete entre dez cães e gatos acabam nas ruas, abandonados, maltratados. Acabam mortos, em laboratórios ou apanhados pelas terríveis "carrocinhas" que os levarão à morte do mesmo jeito.

Mito: Cães e gatos esterilizados são menos saudáveis.

Fato: Gatos esterilizados vivem em média dois anos mais que gatos não operados. Cães e gatos que foram operados têm redução de 98% de probabilidade de contrair certos tipos de câncer e infecções, particularmente do trato urinário.

Mito: A experiência de procriar melhora a disposição de cadelas e gatas.

Fato: Não há qualquer evidência médica que prove isso. Na verdade, cães e gatos que são esterilizados antes do primeiro cio são freqüentemente menos ariscos, tendem a brigar menos e em geral são mais saudáveis do que os não esterilizados.

Mito: A personalidade de um cão ou de um gato mudará para pior depois da cirurgia.

Fato: Exatamente ao contrário. Cães e gatos que foram esterilizados são menos dados a perambular pelas ruas, ficam mais ligados aos seus donos e têm menos hábitos indesejáveis como brigar pelas fêmeas e fazer xixi para trás (no caso dos gatos).

Mito: A cirurgia é perigosa.

Fato: Estas cirurgias são realizadas rotineiramente por veterinários e são seguras. Porções do aparelho reprodutivo são retiradas durante a cirurgia que pode ser realizada após 6 meses de vida. A maioria dos cães e gatos volta a sua atividade normal em 1 ou 2 dias.

NOTA: Estas operações só devem ser feitas por médicos-veterinários.


 


 

Copyright © 2005–2008 ONG - Animal & Natureza. Todos os direitos reservados.