Terça-feira, 27 de junho de 2017
TVT - O que é?
29/07/2008
Tumor venéreo transmissível (TVT), também conhecido como sarcoma venéreo transmissível ou tumor de Sticker, é uma neoplasia de células redondas que acomete a mucosa genital externa de cães, machos e fêmeas. A transmissão decorre da implantação de células tumorais durante o coito, brigas ou interações entre animais portadores e susceptíveis. Os cães jovens e sexualmente ativos apresentam uma maior incidência deste tipo de neoplasia  A exata origem citogenética do TVT permanece desconhecida, porém, relatos recentes, utilizando imunoistoquímica, tem apontado para hipótese de uma origem histiocítica.

Quais os sintomas principais?

Presença de tumores na vagina, pênis ou prepúcio. Com aparecimento de secreção sero-sanguinolenta pela vagina ou pênis. No início aparecem nódulos avermelhados pequenos (1 a 3 cm) e depois se desenvolvem em massas tumorais de até 10 cm de diâmetro. Pode ocorrer re-infecção.

Como tratar?

Pode-se utilizar a retirada cirúrgica, a quimioterapia ou a radioterapia. Destes tratamentos a quimioterapia é o que produz resultados mais satisfatórios. A quimioterapia deve ser acompanhada de exames clínicos e complementares (hemograma).
Se o cão sofrer de alguma alteração sanguínea concomitantemente com o tumor, poderá ocorrer hemorragia profusa. Muitas vezes podem ocorrer alterações na forma ou até mesmo obstrução da vagina nas fêmeas e fimose em machos.

Como prevenir esse tipo de doença?

A melhor prevenção para o TVT é não deixar os cães cruzarem sem um controle criterioso, uma vez que a transmissão se dá via contato sexual. Procure sempre saber das condições de saúde tanto do macho como da fêmea escolhidos para o cruzamento.
Outro fator importante é não permitir que os cães saiam livremente pela rua, porque em um destes passeios ele poderá cruzar, sem mesmo o dono saber, e contrair a doença. Uma vez diagnosticado o TVT os cães devem ser afastados da reprodução até a remissão total dos sintomas.
Copyright © 2005–2008 ONG - Animal & Natureza. Todos os direitos reservados.