Domingo, 22 de outubro de 2017
O que é Cinomose?
28/07/2008

O Que é a Cinomose?

A cinomose é uma enfermidade altamente contagiosa causada por um vírus que afeta os aparelhos respiratório, gastrointestinal, e particularmente, o sistema nervoso dos filhotes e cães adultos. O vírus também infecta cães selvagens (por exemplo, raposas, lobos, coiotes, cães do mato).
Como se Propaga a Cinomose?
Os cães  podem infectar-se devido a exposicão a aerosóis que contenham o vírus, proveniente das secreções nasais de cães, espirros, tosses, secreções oculares.

Quais são os cães que  tem o risco de contrair? 

Todos  os cães tem risco, sem embargo, os cachorrinhos de menos de quatro meses de idade e os cães que não tenham sido vacinados contra cinomose são os mais susceptiveis de adquirir a infeccão.
Gatos, outras espécies, e mesmo os humanos não tem risco de contrair esta doença, ela é típica de cães, sejam domésticos ou selvagens.

Quais são os sinais clínicos da cinomose?

Os primeiros sintomas de cinomose que o dono pode notar, são congestão ocular e secrecão aquosa ou de pus nos olhos. Posteriormente, os cães desenvolvem febre, descarga nasal, tosse, letargia, apetite reduzido, vômito e diarréia. Em estados avançados, o vírus pode atacar o sistema nervoso ocasionando ataques ou convulsões, espasmos o paralisia parcial ou completa.
Ocasionalmente, o vírus provoca um rápido crescimiento das células de queratina na planta da pata, resultando em um engrossamiento plantar. A cinomose é a miúde fatal. Ainda que os cães não morram da enfermidade, o vírus da cinomose pode ocasionar danos  irreparáveis no sistema nervoso do cão. A cinomose é tão séria e os sintomas são tão variados que qualquer cão enfermo deve ser levado imediatamente ao Médico Veterinario para ser examinado e diagnosticado.

Como se Diagnostica e se Trata a Cinomose?

O Médico veterinario diagnostica a cinomose baseando-se no exame clínico e análises de laboratório. Não existe nenhum medicamento disponível para matar o vírus nos cães infectados.
O tratamento consiste primordialmente em múltiplos esforços para prevenir as infecções secundárias; controle do vômito, diarréia,  sintomas neurológicos e combater a desidratação por meio da administração de líquidos. Os cães enfermos devem manter-se cobertos para prevenir esfriamentos, receber um bom cuidado hospitalar e permanecer separados de outros cães.

Como se Previne a Cinomose?

A vacinacão e a prevencão do contato com animais infectados se consideram como os melhores elementos na proteção da cinomose.
A proteção mais eficaz é a vacinação.

fonte: American Veterinary Medical Association.

Copyright © 2005–2008 ONG - Animal & Natureza. Todos os direitos reservados.