Domingo, 22 de outubro de 2017
Dona Pulga e Seu Carrapato
31/07/2008

Se o seu cão ou gato não pára de se coçar, é hora de tratá-lo.

O verão é a estação que a pulga mais gosta, mas as pulgas existem durante todo o ano, e adoram o clima quente, onde os ovos eclodem.
É sempre melhor prevenir do que remediar, pois uma infestação de pulgas ou carrapatos no seu animalzinho, quer dizer uma infestação na sua casa também.

A maioria das pessoas, recorrem a algum tipo de tratamento, somente depois que o ambiente ou o animalzinho já está contaminado. "Se você quer um resultado rápido e eficaz, vai precisar tratar tanto o animal, como o ambiente e, provavelmente, vai precisar da orientação de um profissional qualificado", diz Frederico Grigoletto, médico veterinário da Coopers Brasil Ltda.

Também é preciso que se saiba que os sabonetes e xampus anti-pulgas só matam as pulgas que estiverem no animalzinho, no momento do banho, pois não têm ação duradoura.

Cuidados Constantes

O controle ambiental deve ser feito com produtos específicos para esta finalidade.

O Dr. Frederico recomenda que, no caso de pulgas, deve-se dar uma atenção especial para a região onde o animal dorme, pois é ali que se concentra a maior parte dos ovos, larvas e pupas, estágios inferiores do parasita. Em se tratando de contaminação por carrapatos, os locais que requerem maior atenção, são as frestas e buracos ou instalações (casinhas, canis, etc).

Junto com o controle ambiental, deve ser feito um controle no animal para evitar transtornos causados pelos ectoparasitas, tais como coceiras, alergias ou mesmo doenças mais graves transmitidas por carrapatos.

Feita a descontaminação do ambiente, com o produto específico, basta que o dono não se esqueça de usar regularmente o produto para evitar a reintrodução dos ectoparasitas no ambiente.
"Ainda que nenhum indício seja notado, os donos de animais devem se conscientizar de que o uso de produtos contra pulgas e carrapatos não deve ser algo circunstancial e sim uma medida freqüente, evitando assim infestações", diz o Dr. Frederico.

Colaboração: Coopers Brasil Ltda.
Copyright © 2005–2008 ONG - Animal & Natureza. Todos os direitos reservados.