Terça-feira, 27 de junho de 2017
Macho ou Fêmea???
04/08/2008

Macho

-
O temperamento do macho é mais constante do que o das fêmeas, pois estas, sofrem mudanças hormonais. Portanto os machos são mais estáveis.

-O macho também tem um ponto a favor quanto a sua aparência física que ficam estáveis. Os machos de porte grande, geralmente se sobressaem pela massa muscular, sendo mais fortes.

-Os de pequeno porte, têm o incoveniente de se agarrarem nas pernas das pessoas, querendo acasalar, principalmente se não cruzam com freqüência. Neste caso, só a castração que eliminará esses incovenientes.

-O macho também tem mais espírito de aventura do que as fêmeas. São mais propensos a sairem de casa e até de fugirem. Também se sentem cheiros fortes como os de cadela no cio ou de algum animalzinho que possa caçar, irá sair de casa sem hesitar.

-Se quiser escolher entre fêmea e macho para guardar um local onde não existam pessoas, como galpões, terrenos ou empresas, os machos são os mais indicados, pois são mais agressivos, alertas e são mais territoriais.

-Urinar, tem significado muito forte para o macho, por isso, embora não seja impossível, é mais difícil ensinar a fazê-lo apenas no local escolhido por você.

Fêmea

-
O instinto maternal ainda é um fator bastante marcante nas fêmeas.
São mais apegadas aos donos e mais dóceis.

-Não são fujonas como os machos, pois se apegam demais aos seus donos e gostam de ficar em casa, fazendo-lhes companhia.

-Uma fêmea no cio é capaz de fugir para procurar um macho e, algumas raças, também são mais propensas a isso, como: Setter Irlandês, Husky Siberiano e o Bassethound.

-Guardar locais habitados por pessoas é uma tarefa para a fêmea, justamente por causa do seu instinto maternal, mas na fase da amamentação dos seus filhotes, não conte com isso. Durante 20 dias ela não fará a guarda da casa, mas, somente a dos seus filhotinhos.

-Na fase do cio, elas ficam irritadas e agitadas, por conta da mudança do ciclo hormonal, que faz com que o temperamento mude também, além do que, você terá que ter paciência com os machos que ficarão rondando-a ou chorando do lado de fora do portão, querendo uma oportunidade. Mas isso só ocorre 2 vezes ao ano.

-O cio dura cerca de 15 dias, mas a fêmea só ficará receptiva ao macho, durante 3 a 4 dias e também não é qualquer um que ela aceita não. É ela quem escolhe o macho que quer ficar.

-Uma forma de acabar com as oscilações hormonais e a irritação da fêmea, é tratá-la com anticoncepecionais, mas isso poderá causar problemas com o tempo, como: tumores ou infecções no aparelho reprodutor. Segundo alguns veterinários, esse recurso é melhor do que castrá-la, pois a castração envolve cirurgia, como a abertura do abdômen e a retirada do útero ou dos ovários.

-A fêmea também é mais receptiva aos ensinamentos de seus donos. Por exemplo, você terá maior sucesso em ensinar uma fêmea a urinar, do que um macho. Porque? Porque urinar para a fêmea, significa apenas esvaziar a bexiga e para o macho significa sempre marcar o território dele.
Copyright © 2005–2008 ONG - Animal & Natureza. Todos os direitos reservados.