Terça-feira, 27 de junho de 2017
Você sabe o que é OTITE?
09/08/2008

O que é otite?

É um quadro inflamatório do ouvido, que provoca incômodo e dor aos animais.

Qual é a causa?
Uma das principais causas do aparecimento de otite é o desleixo e a falta de atenção dos proprietários com seus cães, existindo também agentes biológicos envolvidos no processo, como fungos (Malassessia sp), ácaros causadores de sarna otodécica e bactérias (Staphilococos, Pseudomonas, Proteus etc) .

Como prevenir?
Prevenir o aparecimento da otite é basicamente manter uma higienização correta do conduto e, ao menor sinal de incômodo de seu cão, como odor forte e balançar contínuo da cabeça, procurar logo atendimento Veterinário. Os cães dependem do dono para cuidar da higiene e saúde de seus ouvidos, sendo importante acostumá-los desde filhote com o manuseio e exame de seus ouvidos, não fazendo deste momento uma guerra total. Como limpar o ouvido de seu cão? Retire o excesso de cerume, secreção ou sujeira do pavilhão externo com uma gase seca. Existe produtos com Epiotic, Limp & Trat, Solução Limpinho e ceruminolíticos que estão disponíveis para esse fim. Converse com seu Veterinário. A freqüência da limpeza é um fator muito importante. Cães das raças que têm orelhas caídas (ex. Cocker) proporcionam pouca luz, umidade e calor que irá favorecer o crescimento de bactérias e leveduras. Nessas raças deve-se fazer limpeza externa mais freqüente (cada 10 dias). Cães de raças que apresentam uma quantidade de pêlo grande no conduto auditivo (ex. Poodle)deve-se preservá-los porém manter a limpeza cada 10 dias. Se for necessário a retirada deve ser feito por um profissional da área de estética devidamente treinado. Observe freqüentemente a orelha e os dentes do seu cão. Atenção para alimentação e exercício físico são importantes para Eles também.

Como tratar?
Após instalada a infecção procure ajuda de um profissional especializado. Só ele saberá o prognóstico da doença. Muitos vezes além da limpeza e tratamento otológico há necessidade do tratamento oral apropriado como antibiótico, antiinflamatório, antimicótico , etc. Otite externa mal tratada pode evoluir para otite média e interna. Em caso de dúvida procure nossos veterinários.

Fonte: Dr. Carlos Éverton Curti - MV

Copyright © 2005–2008 ONG - Animal & Natureza. Todos os direitos reservados.